Bartolinite: Definição, sintomas e onde tratar em Manaus.
top of page

Bartolinite: Definição, sintomas e onde tratar em Manaus.

Atualizado: 29 de dez. de 2023


O que é Bartolinite?

A bartolinite é uma infecção por bactérias na glândula de Bartholin (glândula responsável pela lubrificação do canal vaginal durante a relação sexual) ou em cistos de Bartholin.


Sintomas de Bartolinite

Os sintomas são: edema (inchaço causado por acúmulo de líquido), geralmente de formato esférico, vermelhidão, formação de pus e dor na região, o que pode causar grande desconforto ao andar, sentar e manter relação sexual.


Diagnóstico de Bartolinite

São diagnosticados em consulta ginecológica e é comum em mulheres durante o período fértil, pois se refere a uma doença em uma glândula relacionada à relação sexual. Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de assento caseiros. Os casos de bartolinite são diagnosticados a partir de exame físico para identificar a inflamação. Ocorrem quando um cisto de Bartholin é infectado por bactérias e, em casos de mulheres acima de 40 anos, é recomendada a biópsia do cisto para descartar qualquer suspeita de câncer.


Tratamento de Bartolinite

Feito o devido diagnóstico, a primeira forma de tratamento pode ser com banhos de assento com certa regularidade para tentar uma drenagem e recuperação espontânea do cisto e da infecção. É possível, no entanto, que eles não sejam suficientes para sanar o problema. Nesses casos, um tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios é indicado, ou, se necessário, procedimento cirúrgico para drenar o cisto.


Os “banhos de assento” são a alternativa caseira de drenagem, onde a região genital é imersa em água morna para estimular o rompimento da membrana do cisto e liberar o líquido retido, mas nem sempre esse processo é eficaz. Então, a drenagem cirúrgica é a ação mais comum.

Para esse procedimento cirúrgico convém anestesia local e a partir de uma pequena incisão no cisto, o pus é retirado.


Na maioria dos casos, esse processo é suficiente, porém, se o quadro persistir, então outras intervenções podem ser tomadas, como a abertura de um pequeno orifício na região da glândula onde o líquido se acumula. E, em casos extremos, que raramente são necessários, é possível fazer a retirada da glândula.

Diferença entre Bartolinite e Cisto de Bartholin


O que é cisto?

Cistos são formações de nódulos que podem conter líquido ou outra substância semi sólida, ou seja, são pequenas bolsinhas de líquido que podem se formar em qualquer parte do corpo.


O que são Glândulas de Bartholin?

As Glândulas de Bartholin são responsáveis por parte da lubrificação do canal vaginal que ocorre antes do ato sexual, localizadas abaixo da entrada da vagina, perto dos pequenos lábios.


O que é Cisto de Bartholin?

Cisto de Bartholin são cistos nas Glândulas de Bartholin, onde, devido a algum tipo de obstrução ou impedimento no ducto de secreção da glândula, pode haver o acúmulo de muco produzido.


Cisto de Bartholin e câncer

Uma vez que as glândulas de Bartholin estão relacionadas à relação sexual, os cistos de bartholin são comuns em mulheres em idade reprodutiva, quando o aparelho sexual feminino está maduro. Eles podem vir despercebidos, pois a glândula é pequena, e espontaneamente curar-se sem causar problemas. No entanto, se ocorrer em mulheres antes da puberdade ou depois da menopausa, que são épocas em que o aparelho sexual feminino não está em plena funcionalidade, maior atenção é pertinente, pois é possível que aquela formação não seja de líquido, e uma biópsia e análise da situação pode descartar suspeitas de câncer.


Bartolinite é sexualmente transmissível?

Bartolinite não é transmissível, mas algumas bactérias que causam a bartolinite podem ser sexualmente transmissíveis. Ou seja, a doença em si não é transmissível, mas a bactéria que a causa é, se o ato sexual não for protegido pelo uso de camisinha.


Como evitar Bartolinite?

Além da preservação durante a relação sexual com o uso de camisinha, algumas bactérias do trato intestinal podem alcançar a região da genitália e causar a infecção, no entanto, uma atenção a mais durante a higienização da região íntima já confere uma ótima proteção contra várias bactéria que possam estar na região.


Está procurando onde se consultar em Manaus? Confira aqui algumas das excelentes ginecologistas e agende sua consulta! Pelo site ou pelo telefone/whatsapp (92) 3042-1012.








25.927 visualizações1 comentário

Clique para obter mais informações e agendar seu atendimento

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Camada 2

Clínica Conceber Manaus

 RAZÃO SOCIAL: EDILY DE OLIVEIRA TOURINHO DE SOUZA EIRELE ME

CNPJ: 18431.488/0001-77

Endereço: Av. Via Láctea 67, Aleixo

conceber.manaus@gmail.com

©2019 by Conceber Manaus

bottom of page