Cuidados com umbigo do bebê

O Coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida, podendo ser um pouco antes ou um pouco depois, sem que isto represente algum problema.
A presença de secreção amarelada, com mau cheiro, purulenta no umbigo, ou de vermelhidão ao seu redor, sugere infecção. Neste caso, a criança deve ser vista imediatamente por um pediatra.
Para evitar que isto ocorra siga as seguintes instruções:
-
Antes de limpar o coto umbilical (pedaço de aproximadamente 3cm do cordão que ligava o bebê na placenta da mãe antes de nascer) lave bem suas mãos para evitar que ocorra alguma infecção nesta região do bebê.
-
Para limpar a região do umbigo só use álcool 70%.
-
Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo.
-
Utilize cotonetes umedecido com álcool 70% e passe entre o coto do umbigo e a pele da barriga do bebê.Esse processo não caso dor no bebê, normalmente sentem um leve desconforto pelo fato do líquido estar frio.
-
Limpe o coto do umbigo sempre que o bebê tomar banho ou trocar fralda.
Para que a criança cresça e se desenvolva bem é fundamental comparecer nas consultas de rotina recomendadas pelo ministério da saúde que são:
1ª Semana / 1º Mês / 2º Mês / 4º Mês / 6º Mês / 9º Mês / 12º Mês / 18º Mês / 24º Mês.
A partir dos 2 anos de idade, as consultas de rotina podem ser anuais, próximas ao mês de aniversário.
As informações acima são apenas educativas e não substituem a consulta médica com pediatra.
Referências bibliográficas:
Caderneta de Saúde do Bebê
Albert Einstein “A saúde dos Nossos Filhos”
Para Agendar sua Consulta
☎Ligue: (92) 98432 5188 😘
⠀
#concebermanaus #conceber #concebersaudeinfantil #pediatraconceber #pediatramanaus #pediatra #cotoumbilical #comolimparumbigodobebe
Médico especializado no acompanhamento de crianças, desde o pré-natal pediátrico, sala de parto, primeira consulta, bem como o acompanhamento durante todo desenvolvimento da criança.
LOCAL DE ATENDIMENTO